Lojas de decoração afro para te inspirar

Foto capa da postagem sobre decoração afro no blog Negra em Movimento.

Recentemente precisei começar a fazer obra no meu apartamento em plena pandemia devido à um problema. E não sei vocês, mas sempre pensei em obra como um estímulo à uma repaginação total — e foi assim que caí na aba “itens de decoração afro” naquela galáxia que chamamos de Pinterest.

Já sigo há algum tempo vários empreendedores pretos e algumas feiras de negócios pretos, então já sabia bem onde buscar o que eu queria. É um item mais lindo e charmoso do que outro e já que não vou passar vontade sozinha, vem comigo:

Mimos BantuNagô

A Mimos BantuNagô foi idealizada pela carismática Alexia Sant’Anna como uma forma de se manter financeiramente após o nascimento de seu filho e foi a resposta que buscava já que não se encaixava mais no modelo tradicional de trabalho.

Foto representativa da loja Mimos BantuNagô na postagem sobre decoração afro no blog Negra em Movimento.
Fotos retiradas do Instagram da loja

É uma marca de decoração que visa a reconexão com nossas origens africanas. Na ordem das fotos estão:

  1. String ART linha dourada – quadro em MDF 40×40 simbolizando o continente africano.
  2. Kit feito para o Dia dos Namorados 2020 com brinco Imani + pulseira Kyesi + Mandala sustentável juta dourada.
  3. Inspiração Egungun – Tiras Africanas.
  4. Linha Quadrinhos África – feitos em papelão reutilizável, 20×20, juta e tecido waxprint (tecido africano), com lacre de latinhas.

As encomendas podem ser feitas através do Whatsapp com a Alexia ou pelo Instagram, a empresa também participa do Encontro Preto carioca (no momento acontecendo virtualmente). Além disso, possui parceria com a loja AYO, da qual falo abaixo.

AYO Moda Casa e Design

A AYO possui duas lojas físicas no Rio de Janeiro e entrega em todo o Brasil.  Criada pela artista visual Monique Santos, a empresa tem a proposta de fornecer uma moda para a casa com tecidos africanos.

Foto representativa da loja AYO Moda Casa e Design na postagem sobre decoração afro no blog Negra em Movimento.
Fotos retiradas do Instagram da loja.

Nas fotos vocês podem ver itens variados como roupa de cama, luminárias, abajurs e almofadas. Também trabalham com mantas, pufes e kit de cozinha. A loja está instalada há dois anos no Brasil e há oito meses na França.

Ilé Décor

A Ilé Decor comercializa seus itens através da Pequena África Boutique, da qual já falei aqui no blog, e da loja Coletivo Criolice. Criada pelas amigas Mônica e Mari, oferece design e decoração em artigos exclusivos feitos à mão em tecido africano.

Nas fotos você confere souplasts, guardanapos, jogos americanos, roupas de cama, poltronas, pufes e almofadas.

Foto representativa da loja Ilé Décor na postagem sobre decoração afro no blog Negra em Movimento.
Fotos retiradas do Instagram da loja.

Essas três empresas são negócios que admiro muito e que nasceram de pequenas empreendedoras negras. Existem itens de decoração afro que pode comprar em grandes lojas, mas tenho cada vez mais me voltado a comprar direto com quem faz se assim for possível.

Sabemos que existem muitas pessoas que investem muito em seus sonhos e estão criando projetos que não só são úteis como também conversam com nossas identidades.

Assim sendo, compre de preto. Qualidade de produto e serviço existe sim e muita.

Vocês utilizam a decoração afro em suas casas? Se não, certeza que agora ficaram com vontade!

Foto em destaque com itens decorativos da loja AYO Moda Casa e Design, retirada do Instagram da loja.