3 motivos para acampar em Trindade

Foto capa da postagem sobre acampar em Trindade no blog Negra em Movimento.

Minha primeira experiência viajando sozinha foi acampando. Por mais que tenham me chamado de louca por dobrar a dificuldade da que seria minha experiência estreante, eu não posso ressaltar o suficiente o quanto esta decisão foi certa para mim pelos seus desafios e vantagens.

Meu destino de escolha foi Trindade. Há tempos eu já namorava a ideia de visitar essa charmosa vila caiçara que fica coladinha à Paraty (RJ). A região é conhecida por já ter abrigado muito da cultura hippie e por fornecer cenários incríveis para contemplação e aventuras entre praias, cachoeiras e trilhas.

Escolher acampar em Trindade fez toda a diferença, pois me fez sentir uma conexão com o lugar que foi desde a sensação da terra às ondas do mar.

Proximidade com locais e viajantes

É comum em Trindade encontrar a área de camping dividindo o espaço com a casa onde moram os donos do estabelecimento. Foi este o caso do camping Menina Flor, onde fiquei e super recomendo pela sua excelente estrutura e atendimento excepcional.

O fato do terreno ser dividido permitiu que eu tivesse um contato mais próximo com os residentes, principalmente com o dono do camping conhecido por Alemão. Além de ele me dar várias dicas sobre passeios na região e melhores formas de me locomover por lá, ainda me deu uma mão nas vezes que inevitavelmente me enrolei com a minha barraca.

Além disso, dividir as áreas comuns (vestiário e cozinha) com outros viajantes foi ótimo para engatar em uma conversa amigável. O camping estava composto em sua maior parte por famílias e eles se surpreenderam positivamente ao me ver acampar sozinha.

Recomendo sempre qualquer tipo de atividade que lhe permita uma maior proximidade com pessoas que estão ali com você naquele momento do tempo, porque como nos ensina Alexander Supertramp (a.k.a. Chris McCandless): “felicidade só é real se compartilhada”.

Absorção da simplicidade rústica do local

Sem dúvidas uma das coisas que mais gostei de acampar em Trindade foi de sua rusticidade.  Este elemento que nos garante uma sensação imediata de receptividade e bem-estar. Penso que escolher o estilo camping é uma combinação certeira com a simplicidade que o lugar dispõe.

Este estilo nos convida a relaxar quanto à forma de nos vestir e até de nos portar. Assim nos preocupamos somente com as coisas que realmente importam na viagem e deixemos de lado pré-disposições de vaidade, insegurança e inibição.

Celebração do elemento principal: a natureza

Se eu precisasse definir o componente principal que forma Trindade, seria com certeza a natureza. É um presente que é nos dado sem solicitar nada em troca e não há uma maneira melhor de honrar esse aspecto do lugar do que acampando.

Aliás, o contato com a natureza é um fator motivador para a maioria das pessoas que curte acampar. Então a decisão aqui seria quase automática; um casamento perfeito entre intenção e destino, gerando como frutos inesquecíveis memórias.

A decisão de acampar  sempre dependerá de preferências, possibilidades físicas e afinidades. Para mim, as razões para optar por acampar em Trindade são bem convincentes; não consigo imaginar escapulir para lá de novo e me hospedar de outra forma.

Decidiu visitar? Boa! Confere só o post aqui no blog com dicas de como chegar e o que fazer em Trindade.

Banner para marketing de afiliados no blog Negra em Movimento.

Segurança: caso esteja pesquisando seguro viagem para sua próxima aventura, compre com a Seguros Promo.

Comprando com as empresas através desses links, você contribui com o blog sem pagar nada a mais por isso. Essa é a política do marketing de afiliados, em que produtores de conteúdo podem ganhar uma comissão a partir de associação com empresas específicas.