Negras viajantes brasileiras: 5 perfis para seguir no Instagram

Foto capa da postagem sobre negras viajantes brasileiras no blog Negra em Movimento.

Quando primeiramente pesquisamos sobre perfis de mulheres negras viajantes, os primeiros resultados são presumidamente pertencentes à quem é de fora. Existem muitas gringas incríveis pelo mundo como exemplificado neste post aqui, mas às vezes precisamos de um senso de familiaridade que só quem compartilha um local de nascimento sabe propor.

Pensando nisso, separei cinco perfis de mulheres negras, brasileiras e viajantes que me motivam diariamente:

@raizesdomundo

Cris Marques é turismóloga e foi uma das primeiras blogueiras brasileiras que conheci e até hoje acompanho porque carrega diversas características que falam de identidade para mim. É natural de Brasília, mas como o próprio nome do blog sugere, possui mesmo é raízes pelo mundo.

Assumidamente nômade digital, as suas fotos transparecem de maneira clara a sua personalidade e seu feed vai deixar explícita sua conexão com turismo voluntário, espiritualidade, natureza e manifestações culturais.

É fácil dizer que Cris publica a verdade que vive e isso basta.

Dá uma espiada:

Website | Instagram | Facebook | Youtube | Twitter

@tonsdomundo

Lilian Faustino é uma psicóloga em formação pela UFRRJ e essa aqui realmente conheço; estudamos juntas no ensino médio e por esta razão é decididamente especial colocá-la na lista como uma de minhas inspirações.

O perfil dela é recente, mas se você der uma olhada rápida pelo feed consegue perceber que qualidade é o que não falta nas fotos, sempre associadas à textos encantadores; caso em algum momento sinta falta de quantidade, será porque desejava sonhar ainda mais longe.

Fica de olho porque esse perfil grita potencial e eu grito em júbilo o nome dele.

Dá uma espiada:

Instagram

@faveladospelomundo

Está bem que esse é um perfil em conjunto de uma mulher com um homem, mas minha consciência jamais conseguiria deixá-los fora da lista porque representatividade aqui é lei.

Thamyra e Marcelo compõem uma dupla de ator e jornalista, ambos moradores da comunidade do Complexo do Alemão no Rio de Janeiro, e compartilham na rede suas aventuras pelo mundo, transformando-se intrinsecamente em dois símbolos de resistência.

O feed deles transborda energia boa e nos ensina muito sem nem tentar.

Dá uma espiada:

Website | Instagram | Facebook | Youtube

 

@nomundodapaula

Paula Augot é uma brasileira natural da Bahia que atualmente vive em Hong Kong, mas já morou também em Paris e Londres e conta com 45 países no seu arsenal de histórias.

Ela compartilha no blog suas experiências viajando enquanto mulher negra e alguns desafios e peculiaridades que já passou em alguns lugares.

Ela se diz especialmente apaixonada por Istambul e Tóquio e suas fotos revelam a miscelânea de culturas as quais já conheceu.

Dá uma espiada:

Website | Instagram | Facebook | Youtube | Twitter

@naestradacomasminas

Uma rede colaborativa de empoderamento feminino através de viagens que preza pelo feminismo interseccional, abraçando recortes sócio-raciais e promovendo a democratização do turismo.

O projeto, idealizado pela jornalista Camila Santos, também oferece passeios pelo Rio de Janeiro com foco no público feminino. Além disso, a equipe compartilha histórias, fotos e dicas de mulheres viajantes no blog. Constantemente as viagens da própria jornalista são assuntos das fotos, como acontece na imagem ao lado.

Este feed é como uma lufada de ar fresco após prender a respiração por muito tempo: necessário.

Dá uma espiada:

Website | Instagram | Facebook | Pinterest

Sempre fico mais leve após relembrar à mim mesma como essa comunidade cresce e se fortalece a cada dia. Penso que é nossa responsabilidade exaltar esses outros mulherões que existem e resistem por aí.

Fortalecer ao coletivo é também nos fortalecer.

Se quiser saber quando mais posts saírem quentinhos do forno, não deixe de curtir a página do blog no Facebook 🙂

Foto em destaque retirada do site Unsplash e de autoria do fotógrafo Mustafa Omar. Está de acordo com os direitos autorais do site.