Temos olhado para trás nesse período em que não podemos viajar. Nessa observação de memórias lembrei dessa incrível visita às ruínas maias de Chacchoben que fiz enquanto trabalhava a bordo no meu último contrato.
Costa Maya é uma região que foi totalmente remodelada no início de 2000 para receber navios de cruzeiro e fica no estado de Quintana Roo, no México.
À mais ou menos uma hora do local encontramos as ruínas maias de Chacchoben, que datam de 360 d.C.
O sítio arqueológico fica localizado em meio à floresta e apresentam um vislumbre acerca do povo maia. Ademais as pirâmides, escadarias e muros, totalmente restaurados, são a principal atração do local.

Passeio com agência
Fiz o passeio através de uma empresa associada à companhia de cruzeiros e eu recomendaria que contratasse uma agência, uma local mesmo se conseguir um valor mais em conta, por causa da distância.
Eu queria ter feito o passeio por conta própria porque na verdade não gosto muito de passeios guiados devido à limitação e controle do tempo: pare aqui, agora seguimos, pausa de x minutos para fotos, etc.
Mas quando pesquisei para fazer o passeio por conta própria, descobri que não havia como chegar lá por transporte público. As agências que encontrei não realizavam somente o transporte até o local; o preço era cheio para fazer o tour.
De todo o modo, se gosta de história e/ou arqueologia, a visita é um prato cheio. Gosto bastante de conhecer pedaços da história de povos antigos, minha imaginação flutua ponderando sobre tempos tão diferentes dos nossos.
O tour cheio ficava fechado em 4 horas, o que coincidia com a hora que eu tinha de folga no trabalho, sendo 2 horas para explorar o local. Queria ter tido mais tempo, porém; ainda que o complexo de ruínas não fosse tão grande, era aquele tipo de lugar que merece ser explorado com calma.
Até a vegetação é deslumbrante e ao longo do tour a nossa guia contava sobre como determinadas árvores e plantas também se relacionavam a um conto ou outro sobre o povo maia.
Se você pensa em visitar o México depois da pandemia, talvez deva considerar Quintana Roo como um destino arqueológico e não só Cancún.
Além das ruínas maias de Chacchoben, existem outras ruínas próximas como Kohunlich e Dzibanche que seriam boas adições ao roteiro.
Você já visitou ou deseja visitar alguma dessas ruínas? Conte aqui nos comentários!

Para finalizar:

Segurança: caso esteja pesquisando seguro viagem para sua próxima aventura, compre com a Seguros Promo.
Comprando com as empresas através desses links, você contribui com o blog sem pagar nada a mais por isso. Essa é a política do marketing de afiliados, em que produtores de conteúdo podem ganhar uma comissão a partir de associação com empresas específicas.