Tours VIRTUAIS para explorar durante o isolamento

Foto postagem Tours Virtuais no blog Negra em Movimento

Você já pensou em fazer tours virtuais e viajar sem sair de casa? Decerto muitas atrações precisaram se reinventar nesse período de isolamento e muitas fizeram isso com a ferramenta da Google, de incentivo à arte e cultura através da internet.

Muitas outras já possuíam em suas plataformas uma coleção virtual onde pode explorar os artefatos expostos através de vídeos por exemplo. Contudo, essa lista inclui somente aqueles que possuem um tour virtual de fato e modelos de visitação 360° (giro completo ao redor do espaço para explorar todos os ângulos).

Aqui incluí museus, galerias de arte, monumentos históricos, conjuntos arquitetônicos e paisagens naturais. Em síntese a lista está dividida em atrações nacionais e internacionais; no bloco nacional em ordem alfabética por estado e no internacional em ordem alfabética por país.

Divirta-se!

Nacionais

Museu Oscar Niemeyer – Cuiabá | Tour Virtual

Inaugurado em 2002, o MON é nomeado em homenagem ao excelente arquiteto Oscar Niemeyer. Em resumo suas salas expositivas apresentam mostras de nomes das artes visuais, design, arquitetura e urbanismo.

Inhotim – Minas Gerais | Tour Virtual

O Instituto Inhotim é um museu a céu aberto fascinante, um dos locais mais maravilhosos para visitar nesse país. Dessa maneira seus projetos artísticos conversam com a natureza ao redor e o paisagismo, possuindo um conjunto extensivo de trabalhos exteriores de grande escala.

Foto Inhotim no blog Negra em Movimento
Inhotim – Brumadinho, BH | Fonte: Flickr

Museu Nacional de Belas Artes – Rio de Janeiro | Tour Virtual

Datando de 1937, em resumo o MnBA reúne em suas galerias a história das artes plásticas no Brasil desde seu início até a contemporaneidade.

Museu de Arte Moderna – Rio de Janeiro | Tour Virtual

Datando de 1948, o MAM RJ abriga um acervo de mais de 6 mil obras de arte modernas e contemporâneas nacionais e internacionais.

Museu Imperial – Rio de Janeiro | Tour Virtual

Fundado em 1943, o Museu reúne mais de 300 mil itens e é o principal acervo do país referente ao Império, sobretudo o Segundo Reinado.

(Reprodução) do Museu Nacional – Rio de Janeiro | Tour Virtual

O Museu Nacional teve a maior parte de seu acervo destruído em um incêndio em 2018, mas o tour garante um vislumbre dentro do edifício antes da tragédia.

Como exemplos de seu acervo estavam a coleção egípcia, coleção de arte greco-romana, coleções de Paleontologia e o mais antigo fóssil humano encontrado no país.

Museu do Amanhã – Rio de Janeiro | Tour Virtual

Inaugurado em 2015, o Museu é um centro de ciências aplicadas voltadas para a exploração de desafios que certamente a humanidade precisará enfrentar nas próximas décadas a partir do viés da sustentabilidade e convivência.

Museu Histórico Nacional – Rio de Janeiro | Tour Virtual

O Museu reúne galerias de exposições bem como uma biblioteca especializada em História do Brasil, História da Arte, Museologia e Moda com documentos manuscritos, aquarelas, ilustrações e fotografias.

Centro Cultural do Banco do Brasil – Rio de Janeiro | Tour Virtual

O CCBB Rio ocupa um prédio de linha neoclássica e da mesma forma é uma rede de espaços culturais mantida pelo Banco do Brasil com o objetivo de disseminação da cultura à população.

Cristo Redentor – Rio de Janeiro | Tour Virtual

O Monumento, considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno e patrimônio da humanidade, e é similarmente um ícone da cidade ao representar a figura de Jesus Cristo em uma estátua que com seus 30 metros observa o Rio de Janeiro de cima.

Pinacoteca – São Paulo | Tour Virtual

A Pinacoteca São Paulo possui dois edifícios, Pinacoteca Luz e Pinacoteca Estação, assim englobando a produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade.

Foto Pinacoteca Luz no blog Negra em Movimento
Pinacoteca Luz – SP | Fonte: Flickr

Museu Afro – São Paulo | Tour Virtual

O MAFRO fica localizado dentro do Parque Ibirapuera e assim também engloba um acervo de autores nacionais e estrangeiros acerca dos universos culturais africanos e afro-brasileiros.

É um dos museus mais incríveis que já conheci, falo mais sobre ele nessa postagem.

Museu de Arte – São Paulo | Tour Virtual

O MASP foi o primeiro museu moderno do país e como resultado seu acervo conta com mais de 11 mil obras entre pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de vários períodos de produção europeia, africana, asiática e das Américas.

Museu do Futebol – São Paulo | Tour Virtual

O Museu do Futebol tem o objetivo de preservar e promover o futebol como expressão cultural no país, de tal forma que trata o esporte como patrimônio nacional.

Museu da Imigração – São Paulo | Tour Virtual

O Museu é um local de preservação da história daqueles que chegaram ao país por meio da Hospedaria de Imigrantes do Brás. Similarmente busca promover a compreensão e reflexão a partir das jornadas dessas pessoas e sua contribuição para a identidade paulista.

Museu da Imagem e do Som – São Paulo | Tour Virtual até dezembro/2020

O MIS é um centro cultural que visa em suma promover exposições e programas culturais nas áreas do cinema, dança, música, vídeo e fotografia.

Museu de Arte Moderna – São Paulo | Tour Virtual

Fundado em 1948, o MAM SP reúne mais de 5 mil obras de grandes nomes da arte moderna e contemporânea, outrossim ambas a coleção e as exposições enfatizam o experimentalismo.

Museu Casa Brasileira – São Paulo | Tour Virtual

O MCB é uma instituição destinada à desenvolver questões da morada brasileira através da arquitetura e do design.

Casa Portinari – São Paulo | Tour Virtual

A Casa é a antiga residência do artista Candido Portinari, que se especializava em pinturas murais e o museu-casa reúne estas obras.

Casa Guilherme de Almeida – São Paulo | Tour Virtual 

A Casa fica localizada na residência onde Guilherme de Almeida, um dos mentores do movimento modernista brasileiro, viveu. Nesse sentido seu acervo reúne obras de arte oferecidas ao poeta por artistas modernistas como Tarsila do Amaral e Emiliano di Cavalcanti.

Internacionais

Museu Pergamon – Berlin, Alemanha | Tour Virtual

A construção do Museu Pergamon foi concluída em 1930 e desse modo o museu abriga 3 diferentes coleções: arte da antiguidade clássica, arte do Antigo Oriente Próximo e arte islâmica.

Museu Nacional do Surfe – Sidney, Austrália | Tour Virtual

O Museu Nacional do Surfe é um verdadeiro ode à prática do surfe no país e também contribui para o desenvolvimento do esporte ao redor do mundo. Eu sempre fui louca para aprender a surfar, mas provavelmente devia aperfeiçoar meu péssimo nado primeiro né?

Galeria Nacional de Victoria – Melbourne, Austrália | Tour Virtual

A Galeria coleciona aproximadamente 75 mil obras de arte permeando as culturas asiática, australiana e indígena bem como as áreas contemporânea, arquitetônica, decorativa, internacional, fotográfica, de moda e de desenho.

Museu de Arte Moderna e Contemporânea – Seul, Coréia do Sul | Tour Virtual

Inaugurado em 1945, o Museu possui um acervo de mais de 190 mil peças distribuídas em uma organização simbólica: de fato a ala leste representa o passado e ala oeste, o futuro.

Egito Antigo

Já pensou como seria visitar o Egito? Eu já e muitas vezes. A boa notícia é que enquanto não conseguimos ver o famoso sítio arqueológico com nossos próprios olhos, as famosas atrações por lá estão agora disponíveis em tours virtuais.

São tours dentro de tumbas, pirâmides, sinagogas, catacumbas etc. Confira a relação abaixo:

Foto Pirâmides de Gizé no blog Negra em Movimento
Pirâmides de Gizé – Egito | Fonte: Unsplash

Museu do Prado – Madrid, Espanha | Tour Virtual

Datando de 1819, o Museu tem uma extensiva coleção de pinturas espanhola, francesa, flamenca, alemã e italiana bem como esculturas que remetem à Antiguidade Clássica, os períodos grego-arcaico e helenístico. Eu já visitei esse museu e ele é incrível externa e internamente!

Museu Thyssen-Bornemisza – Madrid, Espanha | Tour Virtual

Inaugurado em 1992, o Museu está localizado no Palácio Villahermosa. Sua coleção está disposta cronologicamente começando do Renascimento até o século XX. Assim sendo, o nome do museu é em homenagem à família Thyssen-Bornemisza, de quem o governo espanhol comprou parte da coleção de arte hoje exposta no museu.

Museu Metropolitano de Arte – Cidade de Nova Iorque, NY, Estados Unidos | Tour Virtual

O MET data de 1870 e possui uma extensiva coleção de arte desde as primeiras cidades da Antiguidade Clássica (grego, romana, egípcia e assírio-babilônica) até trabalhos contemporâneos. Reúne pinturas, esculturas, instrumentos musicais, armas e indumentária. Inegavelmente é um dos museus mais visitados do mundo.

Museu Americano de História Natural – Cidade de Nova Iorque, NY, Estados Unidos | Tour Virtual

O meu museu favorito da Grande Maçã data de 1969, o Museu de História Natural é sem dúvida referência mundial na descoberta, interpretação e disseminação de informações sobre culturas humanas, mundo natural e o universo através de pesquisa científica, educação e exibições.

Museu Solomon R. Guggenheim – Cidade de Nova Iorque, NY, Estados Unidos | Tour Virtual

O Guggenheim faz parte de uma rede internacional de museus e é um centro bem como uma instituição cultural. Ele reúne exibições de arte moderna e contemporânea, palestras de artistas, críticas, performances, aulas para adolescentes e adultos além de exibições de cinema.

Museu de Arte Moderna – Cidade de Nova Iorque, NY, Estados Unidos | Tour Virtual às quinta-feiras

O MoMA tem o objetivo de celebrar a criatividade, tolerância e generosidade através de uma coleção de arte moderna e contemporânea que é como resultado diversa cultural, artística, social e politicamente.

Museu de Belas Artes – Houston, Texas, Estados Unidos | Tour Virtual

Fundado em 1900, o Museu de Belas Artes de Houston possui um acervo voltado principalmente para artefatos de ouro da era pré-colombiana, pinturas e esculturas barrocas e renascentistas, arte do século 19 e 20, fotografia e arte latinoamericana.

Museu Getty – Los Angeles, Estados Unidos | Tour Virtual

O Getty possui uma coleção de arte voltada para as culturas grega, romana e etrusca desde o período Neolítico até a Antiguidade Clássica bem como arte europeia desde a Idade Média até o Século XX e fotografia internacional desde seu início até os dias de hoje.

Complexos de Diversão – Florida, California, Estados Unidos | Tour Virtual

Que tal dar uma volta na Disney? Uma reunião de parques temáticos localizados em Orlando e regiões ao redor está fechado pelo momento, mas você pode curtir tours virtuais dos listados abaixo:

Centros de Pesquisa da NASA – Estados Unidos

Quer ter uma palhinha do espaço diretamente do seu sofá? Saiba que a NASA disponibiliza tours virtuais de seus centros de pesquisa e missões espaciais. Você pode testemunhar imagens do sistema solar, outras galáxias e buracos negros acessando os links abaixo:

Torre Eiffel – Champ de Mars, Paris, França | Tour Virtual

A Torre Eiffel dispensa apresentações, acho que todos podem concordar. Mas a fins de rápido embasamento, a torre foi construída para a Exposição Universal de Paris em 1889 e é resultado do trabalho de Gustave Eiffel.

Palácio de Versailles – Versailles, França | Tour Virtual

Tendo sido a principal residência real da França entre 1682 e 1789, o palácio é um ode à época e um monumento belíssimo de arte francesa do século XVII. É considerado um dos patrimônios mundiais pela UNESCO.

Museu do Louvre – Paris, França | Tour Virtual

O Louvre é um dos museus mais cobiçados do mundo com certeza. Situado às margens do Rio Sena, o museu coleciona aproximadamente 300 mil obras e mantém 35 mil obras em exposição permanente, entre elas a quase anônima pintura Monalisa de Leonardo da Vinci.

Foto Museu Louvre no blog Negra em Movimento
Museu Louvre – Paris, França | Fonte: Unsplash

Museu d’Orsay – Paris, França | Tour Virtual

Datando de 1986, o Museu coleciona pinturas e esculturas da arte ocidental do período entre 1848 e 1914. Obras de Van Gogh, Cézanne e Maurice Denis são algumas que fazem parte do acervo.

Museu Benaki – Atenas, Grécia | Tour Virtual

Inaugurado em 1930, o Museu hoje abriga peças da cultura grega de todos os períodos de sua história bem como peças de outras culturas que influeciaram a história grega.

Casa de Anne Frank – Amsterdã, Holanda | Tour Virtual

Se você sempre sonhou em conhecer mais da emocionante história de Anne Frank, saiba que pode realizar um tour virtual e visualizar a casa onde ela se escondeu por mais de dois anos durante a Segunda Guerra Mundial.

Museu Van Gogh – Amsterdã, Holanda | Tour Virtual

Inaugurado em 1973, o Museu reúne o trabalho do artista incluindo mais de 200 pinturas, desenhos e cartas e também trabalhos de outros artistas do século XIX.

Taj Mahal – Cidade de Agra, Uttar Pradesh, Índia | Tour Virtual

O Taj Mahal é um mausoléu sintuoso que fica na cidade de Agra na Índia, a mais ou menos 3 horas da capital Nova Déli. É considerado um patrimônio mundial pela UNESCO e uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Stonehenge – Condado de Wiltshire, Inglaterra | Tour Virtual

Stonehenge é um monumento pré-histórico datando do período neolítico de aproximadamente 2500 anos antes de Cristo. É um lugar que sonho em conhecer.

Museu Tate Britain – Londres, Inglaterra | Tour Virtual

O Tate é parte de uma rede de galerias de arte no país junto ao Tate Modern, Tate Liverpool e Tate St Ives. Com inauguração em 1897, coleciona aproximadamente 78 mil obras em seu acervo.

Museu Britânico – Londres, Inglaterra | Tour Virtual

Inaugurado em 1759, o Museu reúne obras desde a porcelana chinesa até antiguidades pré-históricas e medievais. Algumas das obras entre a coleção são a Pedra de Rosetta e os frisos do Partenon de Atenas.

Coliseu – Roma, Itália | Tour Virtual

O Coliseu, ou Anfiteatro Flaviano, é um símbolo da famosa política do “pão e circo” iniciada durante o Império de Tito Flávio César Vespasiano. É hoje uma das atrações mais famosas no país.

Pinacoteca de Brera – Milão, Itália | Tour Virtual

A Pinacoteca é uma coleção de arte que reúne grandes obras italianas como O Casamento da Virgem de Rafael, O Beijo de Francesco Hayez e Madonna del Roseto de Bernardino Luini.

Galeria degli Uffizi – Florença, Itália | Tour Virtual

A galeria é um palácio italiano que abriga um dos museus mais famosos do mundo, colecionando obras renascentistas dos séculos XVII e XVIII.

Cidade de Petra – Jordânia | Tour Virtual

Petra foi capital do reino Nabateu é um sítio arqueológico localizado no deserto do sudoeste do país e data de 300 a.C.; o local abriga templos e túmulos esculpidos em arenito rosa, o que dá o conhecido nome de “cidade rosa”. É uma cidade inteira dedicada à memória histórica!

Ruínas Maias de Chichén Itzá – Yucatan, México | Tour Virtual

Chichén Itzá é um complexo arqueológico de ruínas maias em território mexicano; seu monumento mais visitado é uma enorme pirâmide com degraus conhecida como El Castillo.

Machu Picchu – Peru | Tour Virtual

A “Velha Montanha” foi construída no século XV sob as ordens de Pachacuti e é símbolo mais típico do Império Inca. É considerado um patrimônio mundial pela UNESCO e é uma das atrações históricas mais visitadas no Peru.

Foto Machu Picchu no blog Negra em Movimento
Machu Picchu – Peru | Fonte: Unsplash

Museu Hermitage – São Petersburgo, Rússia | Tour Virtual

Aberto ao público em 1852, o Hermitage possui um acervo espetacular! São mais de 3 milhões de itens e é o museu que possui o maior número de pinturas do mundo. Entre sua coleção pode encontrar a arte egípcia, clássica, pré-histórica, renascentista, italiana, espanhola, holandesa, alemã, russa, britânica, francesa, russa, entre outras.

Museu Palácio Nacional – Taipei, Taiwan | Tour Virtual

O Museu data de 1965 e agrega uma coleção permanente de quase 700 mil obras do antigo Império Chinês, traduzindo em até 8 mil anos de história chinesa desde o período Neolítico até a contemporaneidade.

Museus do Vaticano – Vaticano | Tour Virtual

Os Museus são um conglomerado de instituições culturais da Santa Sé, abrigando coleções de artes e antiguidades colecionadas por pontífices romanos ao longo do tempo.

Entre os museus que pode encontrar lá estão: Biblioteca Vaticana, Capela Sistina, Museu Etnológico, Pinacoteca, Sala Imaculada Conceição, Aposentos de São Pio V, Pátio da Pinha, Museu Chiaramonti e alguns outros.

Com certeza sei que muitos desses tours virtuais entrarão para minha lista durante esse período de isolamento para sonhar enquanto não se pode viajar. Ademais a iniciativa é bem bacana também para dar visibilidade à algumas atrações que não são tão populares.

Você conhece algum outro tour que ficou fora da lista?